Vingadores


Nome original: Avengers
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Stan Lee e Jack Kirby



         De todos os grupos de heróis da editora Marvel, os Vingadores são, sem dúvida, um dos mais populares. O grupo é, em certo sentido, uma resposta da Marvel à “Liga da Justiça”, editada pela concorrente DC Comics desde 1960.

         Assim como a “Liga”, o gibi dos “Vingadores” reunia alguns dos maiores heróis da casa na época: Thor, Homem de Ferro, Hulk, Homem-Formiga e Vespa. O Hulk foi descartado logo, sendo substituído por um velho herói que a Marvel há tempos planejava trazer de volta: “Capitão América”. A equipe tem a estrutura de um clube britânico, possuindo mesmo um mordomo inglês, o fiel Jarvis.

         No universo fictício de histórias em quadrinhos da Marvel (o Universo Marvel), a equipe tradicionalmente é a primeira a ser chamada pelo governo dos EUA quando defrontado por desafios de ordem cósmica. No        número de estréia, Loki, o Deus nórdico da trapaça (das revistas de “Thor”), traçou uma vingança contra seu meio-irmão asgardiano, atraindo o Hulk para concretizar seu plano, o velhaco enviou um pedido de socorro para Thor, que acidentalmente também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem o vilão, Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. Assim nasciam os Vingadores.

         O elenco da nova historieta mudava constantemente, conforme as necessidades do roteirista que assumia a revista: a partir do número 16 de “Avengers” entraram Gavião Arqueiro (vindo da revista do “Homem de Ferro") Mercúrio & Feiticeira Escarlate (vindos de “X-Men”) — os três, ex-vilões regenerados. Ao trio, seguiu-se Pantera Negra (de “Quarteto Fantástico”), Visão e muitos outros.

         Além da constante troca de elenco, houve também estranhas trocas de identidade. O Homem-Formiga, que em sua primeira aparição anos antes era apenas um cientista, e não um super-herói, se tornou “O Gigante” e, a seguir, "Golias”, para depois se transformar no “Jaqueta Amarela” e voltar à identidade civil de Henry Pym. A identidade de “Golias” acabou sendo assumida pelo Gavião Arqueiro que, mais tarde, desistiu da idéia e voltou para seus arcos e flechas.

         O Capitão América se mostrou um dos personagens mais populares, graças aos roteiros e desenhos de Lee, Kirby e Heck, ganhando, inclusive, sua própria série, na revista “Strange Tales”.

         Durante uma daquelas eternas jogadas de marketing da Marvel, a Feiticeira Escarlate, após um colapso mental, destruiu o QG-mansão dos Vingadores e matou o Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e o seu marido, Visão. Depois disso os heróis se debandaram.

         Após a queda, Homem de Ferro e o Capitão decidiram começar tudo de novo. Eles recrutaram primeiramente “Homem-Aranha”, “Wolverine” (de “X-Men”), “Mulher-Aranha” e “Luke Cage”. Após algumas aventuras entraram para a equipe “Sentinela” (um personagem recente) e “Eco”. Essas mudanças agradaram alguns, mas a maioria dos leitores veteranos torceram o nariz. Muitos já tinham se debandado anos antes, devido às constantes mudanças na série e a queda da qualidade das histórias. E, com razão, argumentam que há contradições crassas nas novas histórias dos Vingadores: a Feiticeira Escarlate, por exemplo, que era uma heroína de poder limitado, passou a ter poderes de proporções cósmicas. O Homem-Aranha, que sempre foi um herói anti-social (nem parceiro tinha), de repente passou a conviver alegremente com o grupo.

         Os Vingadores hoje se sustentam mais devido a desenhos animados, vídeo games e à expectativa de novos filmes em andamento do que a revista em si. Mas ainda se mantém populares no panteão dos super-heróis dos quadrinhos.
Fonte: https://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/vingadores/62



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nanatsu no Taizai

Nanatsu no Taizai - Os 10 Mandamentos!!!

Bestas com Caudas